quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Organizações em prol da Moradia que fazem a diferença

Mesmo com os avanços sociais nos últimos anos, existe um problema que ainda assola boa parte dos brasileiros de baixa renda, a questão da Moradia. O debate e as ações para solucionar tais problemas que a principio parece obvio, trava nas mais diversas adversidades que vão desde o descaso da mídia tradicional até autoridades que estão diretamente ligadas a especulação imobiliária.

Embora não seja tão divulgado quanto merecesse, existem muitos projetos voluntários que trabalham em prol da moradia digna para todos, além de movimentos sociais e Ongs.
Entre essas Ongs existem duas que há anos vem fazendo a diferença e ajudando pessoas a sair do modo de vida sub-humano e ter uma casa própria. Teto e Habitat para a Humanidade são duas organizações sem fins lucrativos que trabalham em promoção da moradia em que todas as pessoas tenham a oportunidade de ter uma vida digna. O trabalho desenvolvido por ambas se assemelham, tanto no objetivo quando nas metas a serem atingidas.

Teto vem transformando a vida de muitas famílias 
TECHO (Teto no Brasil) é uma organização não governamental latino americana  que atua em 19 países, na construção de casas emergenciais e programas de habitação social. No Brasil tem sede na cidade de São Paulo










Presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Em 15 anos, e graças ao apoio de voluntários e parceiros, o TETO construiu mais de 95 mil moradias de emergência e mobilizou mais de 600 mil voluntários em todo o continente.


Voluntários participação ativamente do projeto 


Construção de casas de emergência
No Brasil, TETO foi fundado em novembro de 2006 na cidade de São Paulo e desde então, centenas de jovens e de famílias das comunidades mais precárias trabalham e sonham junto erradicar a pobreza extrema do país. 










O trabalho voluntario na Habitat fazendo a diferença

Fundada em 1976 e presente em 70 países a rede internacional (Habitat for Humanity (HFH) já beneficiou mais de 4 milhões de pessoas. Nos EUA, tem entre seus principais voluntários o ex-presidente Jimmy Carter, como embaixador de Habitat Para a Humanidade.







No Brasil desde 1992, HPH Brasil articula e apoia o desenvolvimento de comunidades, por meio de ações de construção, reforma e melhoria de unidades habitacionais; regularização urbanística e fundiária de assentamentos.

Construção em São Leopoldo 

A organização também possui linhas de atuação voltadas para  iniciativas de gestão de microcrédito, educação financeira e ações de fortalecimento do protagonismo comunitário. 

A HPH Brasil apoia os Movimentos de Luta por Moradia, participando do Fórum de Reforma Urbana e de instâncias de gestão democrática no campo do desenvolvimento urbano (conselhos e conferências), como também influencia os processos de construção das Políticas Públicas urbanas e habitacionais.

Habitat Brasil transformando a vida das pessoas



Conheça um pouco mais desses projetos,  e saiba como participar e ser um voluntario:








Por: Alam Moura @alammoura








Nenhum comentário:

Postar um comentário