terça-feira, 23 de abril de 2013

Educação X Ensino


Já dizia minha bisavó “Educação vem de casa”.
Muito se discute sobre a “Educação do país”. Que a qualidade da educação está cada vez pior e que estamos caminhando para um naufrágio.
Será que esta colocação está correta?




Veja o significado da palavra segundo o dicionário Aurélio:
Educação - s.f. Ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais: a educação da juventude. / Resultado dessa ação. / Conhecimento e prática dos hábitos sociais; boas maneiras: homem sem educação. // Educação nacional, conjunto de órgãos encarregados da organização, da direção e da gestão de todos os graus do ensino público, bem como da fiscalização do ensino particular. // Educação física, conjunto dos exercícios corporais que visam a melhorar as qualidades físicas do homem.

Ensino - s.m. Ação, arte de ensinar, de transmitir conhecimentos. / Orientação no sentido de modificar o comportamento da pessoa humana. / Instrução. / Orientação. / Educação. /Atividade de magistério. / Cada um dos graus da organização escolar: ensino de 1.&186; grau, ensino de 2.&186; grau. / Adestramento. / Castigo. // Ensino de 1.&186; grau, aquele em que se inicia a alfabetização e, ao longo de oito anos, ministra os primeiros conhecimentos de linguagem, matemática, ciências, história, geografia e de línguas estrangeiras. (Compreende o antigo curso primário e o antigo curso ginasial.) // Ensino de 2.&186; grau, aquele em que se desenvolve o estudo de humanidades iniciado nos quatro últimos anos do ensino de 1.&186; grau, e paralelamente a formação profissional de técnicos de nível médio. // Ensino superior, ensino que, a cargo de universidades ou faculdades ou institutos, é destinado ao aprofundamento dos estudos especiais, conferindo título universitário nas chamadas profissões liberais. // Ensino técnico, o que ministra conhecimentos necessários à prática no comércio, na indústria, no artesanato etc.


Vejamos agora a palavra Ensino:



Podemos verificar a diferença significativa entre essas duas palavras. Educação nada mais é que o molde do caráter, moral, comportamento de uma pessoa e o Ensino é o conhecimento transmitido a algum indivíduo.
Ouso dizer que não só o Ensino do Brasil está uma lástima, como temos visto e presenciado diversos relatos de professores incompetentes e despreparados atuando nos dias de hoje, mas, digo por conhecimento e vivencia, que existe muito mais aluno mal educado. Que desrespeita seus professores, que impõe que lhe seja cedida essa ou aquela nota, ameaçando até de morte, vários desses profissionais que deveriam ser os mais respeitados de todos.
Esse problema é muito mais amplo do que podemos ao menos imaginar. Como teremos bons cidadãos, se os nossos jovens e adolescentes não sabem o que é uma hierarquia e o que é o respeito para com o próximo? Se não sabem que fracassos acontecem na vida de qualquer pessoa; mas que podemos, com trabalho e dedicação vencer a qualquer obstáculo?
Como teremos líderes que não sabem conversar, dialogar e que não possuem o dom da persuasão ao invés da imposição? Qual será o nosso destino com essa juventude que nem seus pais obtêm seu respeito?
O mais assombroso de tudo, é perceber que pra muitos, o pensamento é de que não há mais esperança para essa geração, e assim preferem seguir suas medíocres vidas com essa dura realidade.
Pare, pense, reflita no assunto. Mas lembre-se que nada é melhor que uma atitude positiva com o foco de mudança para situações como essa.

Por Luciana Paiva

Twitter @lucianajordans
Facebook - Adm Luciana Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário