terça-feira, 9 de abril de 2013

Consultor Imobiliário – Valorize esse profissional


Atualmente, muito se fala sobre o mercado imobiliário. Há muita especulação sobre essa área, porém a valorização do consultor imobiliário, muitas vezes me parece um assunto utópico.

Os proprietários de imóveis com intenção de venda ou aluguel, cada vez mais buscam artifícios para se “livrar” desse profissional, alegando que o valor de honorário pago é absurdo. Porém desconsideram o conhecimento necessário para se realizar uma venda saudável para ambas as partes.

Como toda e qualquer área comercial, há a necessidade de análise de diversos pontos para a realização bem sucedida da negociação e conseqüentemente o fechamento da venda.
Muitos clientes procuram esse profissional pensando que só haverá a preocupação ou de encontrar um imóvel conforme a solicitação ou um comprador interessado no imóvel disponibilizado.


Alguns dos pontos de análise são:

- Verificar a efetiva capacidade de o comprador poder arcar com as parcelas estabelecidas no contrato de venda, assim garantindo a saúde financeira do comprador e a certeza de pagamento ao atual proprietário ou financeira;

- Verificar questões como: entrada, possível financiamento, possíveis restrições, entre outros;

- Verificar se a localização do imóvel atende as necessidades e expectativas do comprador (escola, trabalho, transporte, lazer, segurança...);

- No caso de compra de imóveis em construção, verificar os aspectos de prazo de entrega da obra, credibilidade e confiabilidade da construtora;

- Cuidar da parte burocrática da venda;

- Zelar pela satisfação de ambos os clientes, vendedor e comprador.


Muitas são as responsabilidades de um consultor imobiliário, visto a grandeza que se é a venda de um imóvel, para muitos se trata da compra ansiada pela vida inteira.

Sejamos profissionais conscientes de nossas responsabilidades e clientes conscientes do valor que esses profissionais merecem receber.


Por Luciana Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário