quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Proprietário pede demolição da Casa Rosa, em Jundiaí

  
Casa Rosa,  construção do fim do século XIX

O casarão histórico em Jundiaí, localizado na Rua Barão de Jundiaí numero 260, também conhecido como “Casa Rosa”, é alvo de questionamentos por conta do pedido de demolição do prédio.

Os proprietários entraram com um pedido no Ministério Publico (MP) para que a demolição seja autorizada. Eles alegam que mesmo sendo tombado pelo patrimônio histórico, o prédio está em péssimas condições estruturais.



O pedido foi aceito pelo MP que já enviou uma cópia da liminar à Secretaria de Obras. Em Nota, a pasta reforçou que o município ainda não emitiu nenhuma autorização, pois o processo foi encaminhado para analise e manifestação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Jundiaí (Compac).

Fachada deteriorada da Casa Rosa






Por: Alam Moura - @alammoura


4 comentários:

  1. O PROPRIETARIO, AO ADQUIRIR O IMÓVEL JÁ SABIA QUE ELE ESTA NO IPPAC- INVENTÁRIO PRELIMINAR DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL DE JUNDIAÍ, conforme art. 11 § 2º da L/C nº 443/2007. DEPOIS FOI NOTIFICADO DA ABERTURA DE TOMBAMENTO PELO COMPAC - CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÕNIO CULTURAL DE JUNDIAÍ.

    ResponderExcluir
  2. O PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO DE JUNDIAÍ TEM POUCOS EXEMPLARES DO SÉCULO XIX, E DEVEM SER PRESERVADOS E NÃO SIMPLESMENTE DEMOLIDOS PARA SATISFAZER O LUCRO DE UM CIDADÃO.

    ResponderExcluir
  3. UM BEM TOMBADO PELO MUNICÍPIO RECEBE O BENEFÍCIO DE NÃO PAGAR O IPTU E OUTRAS VANTAGENS, CONFORME ART. 24 DA L/C Nº 443/2007.

    ResponderExcluir
  4. Deveria respeitar os direitos autorais da fotografia de minha autoria. Não vi os meus créditos.

    ResponderExcluir