quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Financiamento de imóvel na Caixa deve ficar mais caro

A Caixa Econômica Federal poderá aumentar os Juros praticados nos financiamentos de imóveis neste ano. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo que apurou a notícia, a caixa ainda não definiu uma data para os reajustes, porém corretores de imóveis acreditam que o aumente pode acontecer a partir de fevereiro.
As mudanças podem ocorrer a partir de fevereiro 

  Impacto maior para imóveis mais caros

Segundo a Folha, o impacto da alta dos juros deve ser sentido principalmente nas linhas de crédito para imóveis que não entram no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O SFH é um sistema de financiamento regulado pelo Banco Central por meio do qual os bancos utilizam recursos da poupança e do FGTS para quem contrai financiamentos de até 750 mil reais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal e de até 650 mil reais nos demais estados.

  Pela maior regulação, os financiamentos pelo SFH têm taxas menores.

Como as taxas praticadas pela Caixa costumam ser as mais baixas do mercado, elas balizam os níveis de taxas de outros bancos. Assim sendo, se o aumento se concretizar, é de se esperar que outros bancos também elevem suas taxas, gerando uma alta generalizada nos custos do crédito imobiliário no mercado.



Por: Alam Moura @alammoura





terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Sam Zell - Agora é a hora de comprar imóvel

Sam Zell, o maior especialista mundial em comprar e vender imóveis, afirma que está é a hora certa de comprar e investir por aqui.
Aos 73 anos Sam passa mais de 200 dias por ano longe do seu escritório em Chicago, e recentemente concedeu entrevista para a revista Exame em uma de suas passagens pelo Brasil.

Sam Zell, também conhecido como o "Mago dos Imoveis"

Para Sam é fundamental compreender o mercado de imóveis para conseguir nadar contra a maré, por isso esteve em lugares que passam longe do radar da maioria dos investidores, como Líbia e Mongólia.
Conhecido por sempre comprar e vender empresas na hora certa com em 2007, que, nas vésperas da crise americana fechou o maior negócio da história do mercado imobiliário ao vender a empresa de imóveis comerciais Equity Office Properties por 39 bilhões de dólares. Também em seu maior investimento no Brasil, a construtora Gafisa de onde saiu em 2012, meses antes de a empresa despencar na bolsa.


Leia a Entrevista na Integra: