quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sendo um aprendiz


"Quando se deseja alguma coisa, a vida nos guiará até lá."

Pouco se conhece a respeito da vida do Filósofo Chinês Confúcio.
Acredita-se que viveu entre 551 – 479 A.C.  Algumas de suas obras são atribuídas a ele, e outras foram compiladas por seus discípulos. Em um desses textos, “Conversas familiares”, existe um interessante diálogo a respeito do APRENDIZADO.




Recebi esse texto no início de um ano letivo, ainda no ensino médio. Não lembro ao certo o ano e tenho dúvidas de quem recebi esse texto, mas sei que assim como outros colegas de sala recebi de uma professora naquela típica apresentação inicial, onde o professor fala o seu nome, a matéria que irá lecionar e pede para cada um da classe falar o seu nome.
Lembro também que esse texto me fez ter curiosidade sobre Confúncio e sobre seus ensinamentos. O aprendiz é um texto que gosto muito e vez e outra volto a ler e pensar sobre ele, afinal somos aprendizes ao longo de nossa vida independente da idade, estamos em constante evolução, aprendendo, nos desenvolvendo e buscando um significado para nossa vida e um propósito.

Diz o sábio Confúncio que o céu tem um plano para todo homem, cabe então a cada um compreender esse projeto e ter tranquilidade para segui-lo.
Você já descobriu qual o projeto que o céu tem para você?
Na sua opinião, o que é ser um bom aprendiz?

Gostaria assim de trazer esse texto para nossa reflexão, sobre propósito e aprendizado.





Confúcio sentou-se para descansar, e logo os alunos começaram a fazer perguntas. Naquele dia o mestre estava disposto, e resolveu responder.

- O senhor consegue explicar tudo o que sente. Porque não vai até o imperador e fala com ele?
- O imperador também faz belos discursos – disse Confúcio. E belos discursos são apenas uma questão de técnica. Eles não trazem em si a virtude.
- Então envie o seu livro de poemas.
- Os 300 poemas ali escritos podem ser resumidos numa só frase: Pense corretamente. Este é o segredo.
- O que é pensar corretamente?
- É saber usar a mente e o coração, a disciplina e a emoção. Quando se deseja alguma coisa, a vida nos guiará até lá, mas por caminhos que não esperamos. Muitas vezes, nos deixamos confundir, porque esses caminhos nos surpreendem - e então achamos que estamos indo na direção errada. Por isso eu disse: deixe-se levar pela emoção, mas tenha a disciplina de seguir adiante.
- O senhor faz isso?
- Aos 15 anos comecei a aprender. Aos 30, passei a ter certeza do que desejava. Aos 40, as duvidas voltaram. Aos 50 anos, descobri que o Céu tem um projeto para mim e para cada homem sobre a face da Terra. Aos 60, compreendi este projeto e encontrei a tranquilidade para segui-lo. Agora aos 70, posso escutar meu coração, sem que me faça sair do caminho.
- Então, o que faz a diferente dos outros homens que também aceitam a vontade do Céu?
- Eu procuro dividi-la com vocês. E quem consegue discutir uma verdade antiga com uma geração nova, deve usar a sua capacidade para ensinar. Esta é minha única qualidade: ser um bom professor.
- O que é um bom professor?
- O que examina tudo que ensina. As ideias antigas não podem escravizar o homem, porque elas se adaptam, e ganham novas formas. Então, tomemos a riqueza filosófica do passado, sem esquecer os desafios que o mundo presente nos propõe.
- O que é um bom aluno?
- Aquele que escuta o que eu digo, mas adapta meus ensinamentos a sua vida, e nunca segue ao pé da letra. Aquele que não procura um emprego, mas um trabalho que o dignifica. Aquele que não busca ser notado, mas faz algo de notável.




“Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos”
Confúcio.



Por Jorge de Oliveira
Diretor Comercial da Jordans Imóveis 
www.jordansimoveis.com.br
Twitter: @jorgenojr


Nenhum comentário:

Postar um comentário